O Perigo Desconhecido do Tálio

O tálio é um metal bastante raro e disperso em nosso planeta. Foi batizado assim em 1861 porque, ao ser queimado o elemento produz uma chama de verde vivo, como o de um broto verde. Thallos em grego ou, em português vulgar, talo.

 

Casos de envenenamento com esse elemento são bastante comuns. O curso da intoxicação com tálio é grave e as mortes ocorrem com bastante frequência. Sua toxicidade é semelhante ao arsênico e chumbo. Entretanto, mesmo os valores de tálio sendo considerados normais no corpo de 0,1 mg, com uma massa muscular grande - 0,5 mg, ele não exerce nenhuma função no organismo humano, e neste caso, não sendo necessário em nenhuma quantidade. 

 

O tálio geralmente é encontrado na forma de sais. Os mais comuns são o sulfato de tálio – bastante conhecido como um potente veneno pelas suas propriedades especiais (não tem cheiro, não tem cor, não tem sabor e é solúvel em água), e o acetato de tálio, componente ativo em alguns cremes e loções pra eliminar pêlos corporais indesejados. Também é usado principalmente na fabricação de dispositivos eletrônicos, de um tipo de vidro especial e em certos procedimentos médicos.

 

O tálio também é encontrado distribuído na natureza em forma de alimentos, presente na grande maioria dos “vegetais verdes”, principalmente em frutas. O fato deste elemento estar presente na grande maioria dos vegetais deve-se à sua semelhança química com o potássio, elemento necessário ao desenvolvimento e vida das plantas e animais. Dentro do nosso corpo, os íons de tálio “se fazem passar” também por potássio, essencial para o nosso organismo. Em resumo, eles se instalam nas células, cujo funcionamento é prejudicado. 

 

Presumivelmente, o tálio pode entrar no corpo humano através  de outras fontes, como:

  • Vinho

  • Tabaco

  • Fuligem

  • Fumaça industrial

  • Poeira residencial

A intoxicação do tálio ocorre principalmente no sistema nervoso, causando insônia, depressão profunda com tentativas de suicídio. O tálio também provoca distúrbios gastrointestinais, perda de cabelo, ataca os testículos, o coração e causa paralisia muscular.

 

Ainda hoje é usado no tratamento de infecções de pele. Entretanto, este uso foi limitado devido a margem estreita que existe entre a sua toxicidade e o benefício terapêutico. O radioativo Tl-201, na forma de cloreto de tálio, também é usado em medicina nuclear para diagnosticar doenças coronárias e para a detecção de tumores.


Sabendo de todos esses efeitos, a neutralização desse metal faz parte de nossas prioridades, através dos nossos produtos vibracionais. 

 

* Nos Estados Unidos e em outros países não é mais permitido o uso do tálio, devido a questões de segurança.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Artigos Recentes

July 18, 2019

March 28, 2019

Please reload

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h.

© 2020 Quantic Life Comercio e Manipulação de Essências Vibracionais  Ltda | Fotos dos produtos: Marisa Grahl Saucedo | Todos os direitos reservados.